Vereadores Eleitos São Recepcionados na Câmara

Na manhã desta segunda-feira (14), no plenário Dr. João Jurandyr da Costa Campos, foi realizado encontro onde os servidores da Câmara deram as boas-vindas aos novos vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2021/2024). O objetivo principal da visita foi apresentar aos eleitos informações relevantes sobre o funcionamento da Casa de Leis municipal. Estiveram presentes: Carlos Henrique Kaká (DEM), Cláudio Cecé (DEM), Edinho do Ferro Velho (Republicanos), Ildeu Lopes (Republicanos), Jane Rosa (DEM), José Miguel (MDB), Marcinho do Liberdade (MDB), Marli Vale (PSDB), Sargento Martins (MDB) e Sidirley Bento (PSD). Dos novatos, apenas Ítalo Borges (PSD) não compareceu.

Na oportunidade, foi entregue aos vereadores presentes, carta de boas-vindas do presidente da Câmara, vereador César de Soné (PSC), cópia do regimento interno, da Lei orgânica municipal, código de ética parlamentar e sumário contendo pontos relevantes da legislação vigente para estudo.

O assessor jurídico Dr. Antônio Eudes, conduziu a reunião. Ele explanou sobre os procedimentos e ritos constantes no regimento interno da Câmara e que precisam de mais atenção e falou da responsabilidade de cada parlamentar em representar os cidadãos em prol do bem coletivo. Foi abordado assuntos como o objetivo do legislativo e atuação do executivo municipal, elaboração de projetos de lei, comissões internas e os aspectos gerais das sessões legislativas.

Houve, também apresentação de outros servidores que explicaram sobre o funcionamento geral da instituição, técnicas administrativas, recursos humanos e dos aspectos que implicam no funcionamento e trabalho diário do setor legislativo e de comunicação. Por fim, foi discutida algumas dúvidas apresentadas pelos novos vereadores.

Os novatos também puderam conhecer o Plenário, onde são votados os projetos de Lei e outras proposições antes do envio ao prefeito para sanção ou veto. Por fim, Dr. Antônio Eudes acompanhou e apresentou a estrutura física e funcional da Câmara aos vereadores interessados.