A 17ª Sessão Ordinária do 3º Ano Legislativo da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Matozinhos, realizada nesta segunda-feira (13/05/2019), foi marcada pela leitura da ata, leitura de correspondências, apresentação e votação de projetos, requerimentos e indicações.

Presença dos vereadores: César de Soné (Presidente), Cosme São Miguel (Secretário), Adilson da Lotação, Branco do Leite, Sidirley Bento, José Miguel, Cláudio Luiz, Nilson da Mercearia, Marcinho do Liberdade, Ronaldo do Transporte Escolar, Vinícius Araújo e Walexandre de Paula. Ausente o vereador Dr. André (Vice-Presidente).

Indicações e requerimentos apresentados:

Indicação nº 56/2019: 01- Solicita a criação da estação de Transbordo/Integração para o transporte público no município, nos locais Praça Bom Jesus, compreendendo o espaço em frente ao ponto comercial “Nekus Calçados” até a parada existente, “Padaria Trigopan”, sentido Bairro Bom Jesus e em frente à “Farmácia Droga Perez” compreendendo até a casa “Lotérica Boa Sorte”, sentido Bairro São Miguel. Sendo obrigatória a colocação de placas de identificação dos seus devidos Bairros e paradas. Vereadores: Sidirley Bento, Nilson da Mercearia e Adilson da lotação.

Requerimento nº 65/2019: 01- Solicita que seja enviado à Copasa, na pessoa do Gerente Geral Sr. José Cláudio Ramos, para que encaminhe a esta Casa prestando o seguinte esclarecimento: Quando serão iniciadas as obras de captação de esgoto no Bairro Presidente. Vereador: José Miguel

Requerimento nº 66/2019: 01- Solicita que o Projeto de Lei nº 2515/2019, que “Concede revisão geral anual aos subsídios dos vereadores, nos percentuais que menciona e dá outras providências”, seja colocado em primeira discussão e votação nesta reunião, tendo em vista que já recebeu parecer no dia 22/04/2019. Vereadores: Acácio de Paula, José Miguel

Indicações verbais:

Vinícius Araújo Silva: 01- Solicitou o envio de moção de pesar pelo falecimento do Sr. Juvenal Pascoal Dimas Cruz, conhecido como Pascoal do Itaú; 02 – solicita que seja feita a limpeza e possível instalação de uma lixeira no ponto de ônibus localizado na MG 424, em frente ao Posto Ipiranga, no Bairro Presidente.

Márcio Antônio dos Santos: 01- Solicita ao órgão responsável do Executivo que faça patrolamento na Rua Canaã no Bairro Florestal.

Sidirley Anderson Dias Bento: 01- Com o apoio dos vereadores Adilson Alves Pereira e Antônio Nilson Machado: 01- Solicita ao órgão competente do Município a liberação do espaço da Praça Bom Jesus, disponibilizando também um ponto de energia para a empresa Viação Cota instale uma tenda durante o dia, por 30 dias, para levar informações à população sobre o processo de integração.

Walexandre de Paula Martins: 01- Reforça a indicação que fez no dia 20 de novembro de 2018 solicitando ao órgão responsável que coloque uma placa de “proibido estacionar” na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, em frente à imobiliária Presidente. 02 – Solicita que seja feito um paliativo nessa mesma rua, na entrada que dá acesso ao Bairro Presidente, ao lado do Lavador do Léo. 03 – Reforça indicação feita no ano de 2017, solicitando o retorno do transporte TFD (Tratamento Fora de Domicílio) no horário de 9 h de segunda a sexta-feira.

Ronaldo Adriano da Costa: 01- Solicita refazer as faixas de pedestre desde o início da Av. Caio Martins no bairro São Pedro, na Av. Bento Gonçalves e na Rua Visconde do Rio das Velhas. 02 – Que seja feita também a acessibilidade, para os dois lados das vias, para pessoas com necessidades especiais, pois nessas localidades há grande fluxo de pessoas.

Apresentação de Projetos:

Projeto de Lei nº 2520/2019 de autoria do vereador Sidirley Anderson Dias Bento que “Dá Denominação de Carlos Alves dos Santos, o logradouro público que menciona.”

Votação de projetos:

Projeto nº 2515/2019 “Concede revisão geral anual aos subsídios dos vereadores, nos percentuais que menciona e dá outras providências.” Projeto “aprovado” em primeiro turno por 10 votos favoráveis e 2 votos contrários.