16ª Reunião Ordinária do 4º Ano Legislativo da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Matozinhos, realizada nesta terça-feira (11/08/2020), foi marcada pela leitura da ata, leitura de correspondências, apresentação e votação de projetos, indicações verbais.

Presença dos vereadores: César de Soné (Presidente), Dr. André (Vice-Presidente) Acácio de Paula Martins, Adilson da Lotação, Cosme Luiz, José Miguel Dias Filho, Nilson da Mercearia, Marcinho do Liberdade, Ronaldo do Transporte Escolar, Sidirley Bento, Vinícius Araújo e Walexandre de Paula.

Ausente o vereador: Cláudio Luíz Corrêa.

Indicações Verbais:

Márcio Antônio dos Santos: 01- Solicitou a intervenção do Município na rede esgoto que passa pela Rua Santa Juliana localizada no Bairro Bom Jesus II. 02- Solicitou ao setor responsável que realize a operação tapa-buraco no Bairro Bom Jesus II onde o tráfico de veículos e pedestres é muito grande devido à localização no Distrito Industrial.

Antônio Nilson Machado: 01- Solicitou a revitalização da Rodovia MG sentido à Empresa Lafarge, pois em alguns pontos motoristas de carretas pesadas estão tendo que desviar de buracos.

Cosme Luíz da Conceição: 01-Solicitou a operação tapa-buraco na Rua General Orlando Torres, sendo que os moradores não estão tendo acesso ao transporte público devido a impossibilidade dos veículos transitarem na rua.

Walexandre de Paula Martins: 01-Solicitou um sinal eletrônico na Avenida Minas Gerais em frente a UPA 24 h e caprichar na realização da rotatória do local. Explicou que o “quebra-molas” instalado em frente a UPA vem causando acidentes no local, pois os caminhões reduzem muito fazendo, inclusive, muito barulho – incomodando os pacientes e funcionários da UPA. 02. Pediu atenção no trecho em frente ao Posto Ipiranga, verificando a possibilidade de instalação de um redutor de velocidades para que os veículos consigam realizar a travessia naquele local.

Vinícius Araújo Silva: 01- Solicitou que seja enviado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano solicitando a desobstrução do bueiro localizado na Avenida Caio Martins esquina com a Rua Dona Balá. Justificou que é um ponto altamente crítico – de travessia – muito utilizado devido aos supermercados próximos, à casa lotérica, bem como os pontos de ônibus.  Que há acúmulo de água no local, um mau cheiro terrível.

Ronaldo Adriano da Costa: 01- Solicitou a recapeamento da Rua Vargínha de principal acesso à Via lateral da Avenida Caio Martins, tendo em vista que a Rua está em péssimas condições. Justificou no sentido de que o recapeamento asfáltico é uma via que consegue absorver o fluxo da via artéria Caio Martins, dando maior vazão ao transito. Desse modo seria melhor passar por dentro ao invés de passar pela Avenida Minas Gerais.

Apresentação de projetos:

Projeto de Lei n° 2566/2020 de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre a prorrogação do subsídio financeiro concedido para manutenção do sistema de transporte público coletivo de passageiros do Município de Matozinhos, por força de situação de emergência e estado de calamidade pública em saúde em decorrência da COVID-19, e dá outras providências”.

Votação de Projetos:

Em Única votação a Emenda Modificativa n° 1 ao Projeto de Lei n° 2565/2020, de autoria do Vereador Márcio Antônio dos Santos, que “Modifica a redação do Art. 2° do Projeto de Lei n° 2565/2020, que Institui a semana da Campanha de prevenção a queimaduras e dá outras providências”. Aprovada por 11 votos favoráveis e 01 ausência.

Em primeira votação o Projeto de Lei nº 2564/2020, de autoria do Vereador Antônio Nilson Machado, que “Dispõe sobre a apresentação de artistas de rua nos logradouros públicos do Município”. Aprovado por 11 votos favoráveis e 01 ausência.

Em primeira discussão o Projeto de Lei nº 2565/2020, de autoria do Vereador Márcio Antônio dos Santos, que “Institui a semana da Campanha Municipal de prevenção a queimaduras e dá outras providências”. Aprovado por 11 votos favoráveis e 01 ausência.

Leitura do texto bíblico: Salmos 85: 10.