Junho Vermelho – Doação de Sangue e Solidariedade

Junho é o mês em que se registram quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados. Além do período de queda nas temperaturas, outro agravante é a atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus. Por isto, “Junho Vermelho” é uma campanha de conscientização sobre o ato de doar sangue: um gesto solidário, simples e rápido. Para quem realiza a ação, as mudanças podem ser pequenas, mas para quem recebe pode significar tudo: mais uma vida salva. Aliás, uma não. A cada doação de sangue até 4 vidas podem ser salvas.

Pelo fato do sangue ser insubstituível à vida, as pessoas que por algum motivo, como acidentes ou doenças, precisam repô-lo ficam dependentes da solidariedade dos doadores.

Para ser doador voluntário é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 poderão ser doadores se apresentarem o consentimento do adulto responsável. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 quilos. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, e homens 90 dias.

Os locais mais próximos de Matozinhos para doação de sangue são o Hemonúcleo de Sete Lagoas, a unidade de coleta localizada no shopping Estação BH, e o Homocentro da Alameda Ezequiel Dias, ambos em Belo Horizonte. O ideal é fazer agendamento prévio antes de comparecer a um dos locais gerenciados pelo Hemominas, que pode ser feito pelo telefone: 155 – opção 1 ou no site da Secretaria de Saúde de Minas Gerais – www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue.