Agosto Dourado Incentiva Amamentação

Agosto é o mês de incentivo à amamentação, que é um importante momento na vida da mãe e do bebê. É pelo leite que a criança recebe os nutrientes necessários para os primeiros meses de vida pós-nascimento e por isso, tem um mês inteiro dedicado às campanhas de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, simbolizando os esforços pelo incentivo às mães para que alimentem seus filhos começando pelo próprio leite. Logo após o nascimento, o momento de nutrir o filho torna-se também de interação e de troca com o recém-nascido. Essa etapa requer além de adaptação e orientação, apoio do pai e da família.

O aleitamento materno vai muito além do alimento, ele estreita os vínculos afetivos entre mãe e filho. É por ele que o recém-nascido fica protegido de doenças. Além de garantir benefícios orgânicos, como a transferência de anticorpos da mãe para a criança, a amamentação pode evitar ainda problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores.

Saúde para mãe e o bebê

A amamentação também traz benefícios para a saúde da mulher porque reduz riscos de câncer de mama, de ovário, diabetes, infarto, além de produzir ocitocina, hormônio que realiza a diminuição do sangramento no pós-parto.

O leite materno oferece anticorpos para proteger o bebê de infecções, reduz a mortalidade infantil e ajuda no desenvolvimento cognitivo. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que bebês sejam alimentados, exclusivamente, até os seis meses do leite da mãe por ter os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável. A OMS também reforça a importância do leite materno para crianças até dois anos.

fonte: Ministério da Saúde [www.saude.gov.br]